Ambiente: O notebook deve ser mantido em ambiente ventilado e arejado, de preferência com temperatura entre 10°C a 35°C. É recomendável evitar locais com umidade excessiva e também fugir da incidência de luz solar. É importante ainda evitar mudanças bruscas de temperatura, que podem provocar condensação dentro da máquina, levando à oxidação dos componentes. Além disso, ele deve ser colocado a uma distância mínima de 13 cm de aparelhos elétricos que geram campos magnéticos, como TV, geladeira e alto-falantes de grande potência.
Manuseio: Não cubra ou bloqueie as aberturas de ventilação. Evite colocá-lo em superfícies não rígidas, como camas, sofás e tapetes. Isso evita o superaquecimento da máquina. Não pressione a tela LCD com dedos ou objetos pontiagudos e não deixe objetos entre o teclado e o monitor quando o notebook estiver fechado.
Bateria: É importante realizar ciclos completos de carga e descarga. Ou seja, carregue a bateria por completo – não encerre antes de atingir 100% da capacidade – e não antes que ela esteja totalmente descarregada. Além disso, a recarga deve sempre ser realizada com a bateria em temperatura amena, evitando carregar o notebook sob o sol No momento da troca, procure sempre usar baterias originais do fabricante.
Limpeza: Evite comer ou beber perto do notebook. Nunca limpe o equipamento quando estiver ligado e, para a limpeza, use um pano macio, água e detergente não alcalino - nunca use álcool. Para remover a poeira e a gordura do touchpad (superfície sensível ao toque que permite controlar o cursor na tela) use uma fita adesiva.
Laptops funcionam corretamente até uma temperatura de 50ºC, após esse número, problemas intermitentes ocorrerão. Muita sujeira acarretará em uma temperatura de, em média, 75ºC a 85ºC, podendo fazer com que o laptop desligue aleatoriamente ou queime alguma placa.
Limpando seu laptop você ganhará sua estabilidade de volta e uma temperatura em média de 30ºC inferior, minimizando assim, as chances de dano em seu laptop.
Superaquecimento pode danificar processador
Quanto mais rápido seu processador, mais calor ele irá gerar, o processador tem um dissipador de calor próprio, quando seu dissipador está muito sujo ele começa a não resfriar direito o processador, acarretando em alta temperatura do processador, conseqüentemente com a sua danificação ou com seu desligamento aleatório como forma de proteção contra sua queima.
Superaquecimento pode danificar seu Hard Drive
Um Hard Drive pode superaquecer e estragar, fazendo com que você perca toda as informações existentes nele! As fabricas de Hard Drive recomendam para um uso normal a temperatura de 35º à 40ºC, em temperaturas elevadas como 75º você dobra as chances de estragar seu Hard Drive.
Transporte: Transporte o notebook com cuidado, evitando trepidações e pancadas. Escolher uma boa maleta é fundamental para proteção em caso de quedas. Procure uma maleta com alças reforçadas e cintos para manter o produto bem firme durante o transporte. Além disso, é importante ficar atento ao transporte no carro, pois o roubo de notebooks em faróis tem se tornado cada vez mais comum. Procure guardar o equipamento em um local discreto e, quiser uma proteção adicional, procure uma seguradora e faça uma apólice para o seu aparelho – em geral elas custam cerca de 10% do valor do produto, por um ano de garantia.
Dicas de segurança
Áreas de risco: Grandes centros comerciais e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de notebooks. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os locais mais visados são bairros como Jardins, Itaim e as regiões das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Morumbi, Santo Amaro, Marginal Pinheiros, além dos aeroportos de Congonhas e Cumbica.
Evite usar a maleta tradicional: Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.
Porta-malas: Quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento.
Não se desligue do notebook: Muitas pessoas param para falar ao celular ou no telefone público e deixam a mala com o laptop no chão. Isso é um prato cheio para os assaltantes.
Seguro: além de tomar precauções também é possível fazer um seguro do notebook, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindos
Agradeço pelos comentários.