sexta-feira, 3 de abril de 2015

Tecnologia

“Spray” repelente de líquidos já está à venda nos EUA

Produto pode utilizar-se em vários objetos, incluindo telemóveis

2013-07-04
Sapatilhas protegidas por "spray" hidrófobo

A Ross Nano technology, empresa especializada no fabrico de produtos siderúrgicos, está a lançar um revestimento hidrófobo em forma de spray. O seu “Never Wet”, apresentado ainda em 2011, vai entrar agora no mercado norte-americano.

O produto está preparado para proteger as estruturas de aço da umidade e da oxidação. No entanto, pode servir para numerosos tipos de superfícies.

Quando um líquido se deposita sobre um sólido hidrófilo, as gotas estendem-se completamente num ângulo de contacto muito próximo dos zero graus. Quanto menos hidrófilo o material for, maior é o ângulo e quando este ultrapassa os 90 graus, a superfície é hidrófoba, ou seja, repele os líquidos.

No caso deste “Never Wet”, os ângulos alcançam valores superiores a 150 graus, evitando que a superfície se molhe.
spray pode utilizar-se em várias superfícies, não sendo aconselhável o seu uso em vidros ou outras superfícies transparentes pois quando o seca deixa um aspecto de “congelamento”.

No vídeo de demonstração do produto que a empresa preparou (em baixo) podem ver-se algumas das várias aplicações possíveis.

Tecnologia

Criadas lentes de contacto com “zoom”

O design, muito fino, permite a utilização diária com conforto





Um grupo de investigadores concebeu lentes de contacto telescópicas com um zoom de 2,8x e um design que permite a sua utilização no dia-a-dia. Quem usar estas lentes pode optar por combinar a visão tradicional e a aumentada.

Criadas pelos engenheiros Joseph Ford, da Escola de Engenharia Jacobs (Universidade da Califórnia em San Diego) e Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, as lentes têm um complexo sistema de espelhos de alumínio que permitem a ampliação sem perda de qualidade de imagem.

As lentes são compostas por duas regiões diferenciadas, uma zona central que permite a passagem de luz de forma natural, e os bordos que actuam como telescópios oferecendo uma ampliação de imagem equivalente a uma objectiva de 100 mm de uma câmara digital DSLR.
A principal novidade desta investigação foi ter-se conseguido conceber lentes com um design muito fino – 1,17mm de grossura – o que permite utilizar as lentes com conforto.
Tentativas anteriores de criar este tipo de lentes não foram tão bem sucedidas. O mínimo de grossura conseguido tinha sido de 4,4 mm, o que tornava impossível a utilização quotidiana das lentes, tendo estas de ser implantadas no olho através de cirurgia.

Artigo: Switchable telescopic contact lens

Tecnologia

“Espelho mágico” permite ver como as peças de roupa
de uma loja ficam na pessoa

Centro de Computação Gráfica da UMinho
desenvolve cabine de prova inteligente

2014-12-09

O Centro de Computação Gráfica, sediado na Universidade do Minho, criou um sistema de prova virtual de roupa, que permite ao utilizador ver-se no “espelho” com diferentes peças da loja, entre outras vantagens. O projecto, intitulado “Smart fitting room”, foi apresentado ao meio empresarial no CITEVE, em Famalicão, no âmbito do novo espaço “Loja do Futuro”.

Assente nas últimas tecnologias de visão por computador, computação gráfica e interacção homem-máquina, qualquer pessoa pode interagir com este “espelho mágico”, recorrendo apenas a gestos com os braços.


A prova virtual de roupa é uma das bandeiras desta cabine de prova, permitindo ao utilizador ver-se ao “espelho” com diversas peças da loja e contempla, entre outras funcionalidades, um assistente virtual, a navegação pelo catálogo, a ligação às redes sociais e a integração com o software de gestão da empresa.

“O objectivo é, através de conceitos e tecnologias inovadoras, transportar para o ambiente de loja o contexto pessoal, de forma interactiva e intuitiva, tornando o ato de compra numa experiência diferenciadora”, refere Nelson Alves, do Centro de Computação Gráfica (CCG).

O projecto “Loja do Futuro” disponibiliza de forma integrada os conceitos, experiências e tecnologias que enriquecem a experiência de compra, sem perder de vista o impacto económico. Tem como promotor o CITEVE e, além do CCG, que desenvolveu a cabine de prova interativa, contou com a Ubisign e Creative Systems para o sistema de “client empowerment”, com a Tetribérica e Creative Systems para a logística loja-armazém via RFID, com a Creative Systems para o “smart event in-store” via RFID, com o INESC na gestão inteligente do ponto de venda e ainda com o próprio CITEVE para o desenvolvimento da “body scanning technology”. O projecto faz parte do programa de ação do Pólo de Competitividade da Moda – PT21 Power Textile Século XXI e tem financiamento do COMPETE, QREN e União Europeia.