sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O computador do tamanho de um cartão de crédito!

História do Raspberry Pi

A criação do Raspberry Pi surgiu da necessidade de desenvolver um computador que fosse barato e pequeno para auxiliar na educação de crianças e jovens. Esta necessidade iniciou por volta do ano de 2006, quando Eben Upton e seus colegas: Rob Mullins, Jack Lang e Alan Mycroft, da Universidade de Cambridge Computer, se viram preocupados com o alto declínio no aprendizado dos seus alunos na área da Ciência da Computação.
 
Logo Raspberry Pi
Raspberry Pi
Alguns anos antes, na década de 90, a maioria dos estudantes se viram forçados a entrevistar amadores como se estes fossem programadores experientes para obterem algum conhecimento extra. Mas, isso mudou por volta do ano 2000, o interesse pelo computadores a cada dia aumentava mais, cada vez maior era a interação das pessoas com os computadores.

Entretanto, os problemas começaram a surgir, com a colonização do currículo de TIC com aulas sobre como usar Word e o Excel, as escritas de páginas, o aumento do número de computadores, BBC Micros, ZX Spectrum e Commodore 64, as máquinas tornaram-se caras e misteriosas demais.

O alto valor de mercado dos computadores fez com que a experimentação e a programação tornavam-se um árduo desafio. Pensando neste ponto, partiu-se a procurar de um modo de amenizar esta situação, neste período, já por volta de 2006 a 2008, Eben tinha projetado várias versões do que agora se tornou o Raspberry Pi.

Raspberry Pi - Modelo B 
Raspberry Pi
Até o ano de 2008 os processadores projetados para dispositivos móveis estavam se tornando mais acessíveis e poderosos o suficiente para fornecer uma excelente multimídia. O Raspberry  Pi quando de sua criação apresentava estas características, tornando-se muito desejável entre os jovens, mesmo entre os que não estavam inicialmente interessados em um dispositivo voltado puramente para a programação.

Rapidamente o Raspberry Pi começou ganhar um olhar muito realizável. Eben (agora arquiteto de chips em Broadcom), Rob, Jack, Alan, Pete Lomas, MD de projeto de hardware, fábrica empresa Norcott Technologies e David Braben (co-autor do seminal BBC Micro jogo Elite) uniram-se para formar e tornar realidade a Raspberry Pi Foundation.


Raspberry Pi Foundation é uma fundação educacional de caridade, situada no Reino Unido. O objetivo da FundaçãoRaspberry Pi foi o desenvolvimento da placa Raspberry Pi para promover a educação de crianças, jovens e adultos, particularmente, no campo dos computadores, ciência da computação e assuntos relacionados.

Três anos mais tarde, era produzido o Raspberry Pi Modelo B, uma plataforma mais moderna que entrou em produção em massa através das licenças de fabricação com a 14/Premier Farnell e RS Eletronics. Dentro de apenas dois anos já tinha alcançado a incrível marca de mais de dois milhões de unidades vendidas. Vamos conhecer detalhadamente as conexões do Raspberry Pi:

Conexões do Raspberry PiConexões do Raspberry Pi - Modelo B

A ideia de criação do Raspberry Pi não foi para ser a maior revolução de todos os tempos no mundo da computação, mas foi um importante avanço ao trazer para o mercado um computador programável tão compacto, com um preço muito atraente e acessível.

O que é o Raspberry Pi? Para que serve o Raspberry Pi?

Raspberry Pi trata-se de um computador muito compacto distribuído pela Fundação Raspberry Pi, ele possui o tamanho aproximado de um cartão de crédito e é capaz de se conectar a um monitor de computador ou televisor via entrada HDMI, permitindo ainda utilizar um teclado e um mouse para aumentar ainda mais interação com o usuário.

Computador montado a partir do Raspberry Pi

Computador montado a partir do Raspberry PiO pequeno computador Raspberry Pi iniciou suas vendas em meados do ano de 2012, sua plataforma é baseada em um sistema de chip's (SOC) Broadcom BCM2835,7, que trata-se de um pequeno circuito integrado que abrange todos componentes internos necessários a um computador, incluindo ainda um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, 512 MB de memória RAM em sua última versão e um GPU VideoCore IV,8. Apesar do Raspberry Pi não possuir memória volátil ele possui um slot para cartão micro SD onde podem ser armazenados os dados.


Raspberry Pi é em síntese um pequeno dispositivo eletrônico que permite que pessoas de todas as idades possam explorar o mundo da computação, aprendendo a programar em linguagens como Python, por exemplo. Altamente tecnológico o Raspberry Pi permite fazer tudo o que você esperaria de um computador comum: navegar na internet, assistir vídeos em alta definição, fazer planilhas, trabalhar com processamento de texto, jogar jogos, etc.

Comparativo Raspberry Pi Modelo A vs B
Raspberry Pi Modelo A x Modelo B
Atualmente existem dois modelos de Raspberry Pi, o Modelo A e o B, o principal diferencial entre os modelos deve-se ao fato de que o Modelo B apresenta duas entradas USB e um controlador de Ethernet, enquanto que o Modelo A apresenta apenas uma entrada USB e não possui porta para Ethernet, mas, mesmo assim pode ser concetado à internet por meio de um adaptador USB de Ethernet. Outro diferencial é que o Modelo A possui 256 MB de memória RAM, enquanto que o Modelo B possui 512 MB. 


O Software para funcionamento do Raspberry Pi trata-se de um sistema operacional baseado no Linux, a distribuição oficial do Linux para o Raspberry Pi é o Raspbian. O sistema operacional geralmente é armazenado no cartão SD.
Logo Linux
Sistema Operacional

Por não possuir integrado ao circuito um real-time clock o Raspberry Pi necessita utilizar em seu sistema operacional de um Network Time Protocol (NTP) ou o usuário deve fornecer manualmente a hora ao sistema. Entretanto, um real-time clock, como, por exemplo, o DS1307 pode ser adicionado por meio da interface.


Extremamente funcional o Raspberry Pi é compatível também com o pacote LibreOffice, que possui diversos aplicativos como o Calc, Writer, Draw, Impress, etc.


Raspberry Pi permite ainda interagir com o mundo externo, uma vez que também pode ser utilizado para fins de prototipagem em uma ampla gama de projetos digitais, incluindo máquinas de música, estações meteorológicas, etc.



Projeto baseado no Raspberry Pi

Pinagem Raspberry PiRaspberry PiPara que o Raspberry Pi possa ser utilizado como plataforma de prototipagem é necessário entender sua pinagem para que seja possível utilizá-lo para executar as mais diferentes funções. A pinagem a qual nos referimos fica próximo a saída de Vídeo RCA, sendo composta por um conjunto de treze pares de pinos, conforme a imagem:
 


Qual é a diferença do Arduino para o Raspberry Pi?

Mais cedo ou mais tarde esta questão vai recair sobre sua consciência. Pois bem, vamos fazer uma análise geral para diferenciar estas duas plataformas de prototipagem, se assim considerá-las.

Primeiramente, é importante mencionar que podemos utilizar somente uma versão do Arduino para comparar com as funcionalidades do Raspberry Pi, ele é conhecido como Arduino Yún.

Arduino Yún vs Raspberry Pi
 
Arduino Yún vs Raspberry Pi
Raspberry Pi e o Arduino Yún são pequenos dispositivos eletrônicos altamente tecnológicos conhecidos por possuírem diversas entradas e saídas para conexão, e pela sua capacidade de operarem com versões do Linux. São ótimos para controlarem sensores e equipamentos via internet, entretanto, possuem algumas diferenças de hardware e de pinagens de entrada e saída, as quais poderão ser comparadas na tabela a seguir: 

 
Arduino Yún
Raspberry Pi
SoC
Atheros AR9331
Broadcom BCM2835
CPU
MIPS32 24K e ATmega32U4
ARM1176
Arquitetura
MIPS e AVR
ARMv6
Velocidade
400mhz (AR9331) e 16MHz (Atmega)
700MHz
Memória
64MB (AR9331) e 2.5KB (Atmega)
256MB (modelo A) ou 512 MB (modelo B)
FPU
Nenhum (Software)
Ferragens
GPU
Nenhum
Broadcom VideoCore IV
Armazenamento interno
16MB (AR9331) e 32KB (Atmega)
Nenhum
Armazenamento externo
MicroSD (AR9331)
Cartão SD
Networking
Ethernet 10/100Mbit e 802.11b/g/n Wi-Fi
Nenhum (modelo A) ou 10/100Mbit Ethernet (Modelo B)
Fonte de energia
5V de conector micro USB B, ou pin cabeçalho.
5V de conector micro USB B, ou pin cabeçalho.
Dimensões
2.7in x 2.1in (68,6 milímetros x 53,3 milímetros)
3.4in x 2.2in (85,6 milímetros x 56 milímetros)
Peso
1,4 onças (41g)
1,6 onças (45g)
Digital I / O Pins
20
17
Digital I / O Poder
5V
3.3V
Entrada Analógica
12 com ADC de 10 bits, 0-5V (suporta referência externa)
Nenhum
Saída PWM
7
1
UART
2 (1 com fio para AR9331)
1
SPI
1
2
I2C
1
1
USB Host
1 Um conector padrão (AR9331)
1 (modelo A) ou 2 (Modelo B) Um conector padrão
Cliente USB
1 conector micro B (Atmega)
Nenhum
Saída de Vídeo
Nenhum
HDMI, RCA Composite, DSI
Entrada de vídeo
Nenhum
CSI (câmera)
Saída de Áudio
Nenhum
HDMI, jack de 3,5 mm
Potência de saída
3.3V até 50 mA, 5V
Até 50mA 3.3V, 5V até 300-500mA
Outro
Compatibilidade de hardware com a maioria dos shields Arduino Leonardo.
 

Seja qual for a sua necessidade a Usinainfo pode ter ajudar. Conheça das variadas vantagens oferecidas pelo Raspberry Pi e aproveite dos diversos benefícios que este pequeno eletrônico pode fazer pelos seus projetos e pela praticidade do seu jeito de utilizar um computador, seja para fins de programação ou simples usufruição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos
Agradeço pelos comentários.