quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Maiores supercomputadores do mundo

A tecnologia da Positivo Servers & SolutionsPostado
 por Author Positivo Tecnologiaem 13 de agosto de 2021Comentários


A Positivo Servers & Solutions, em parceria com a integradora Atos e com a tecnologia Supermicro, realizou a industrialização de servidores para três supercomputadores. A Positivo Servers & Solutions, que já está consolidada no mercado nacional, se integrou à Positivo Tecnologia em 2018 e atua no segmento de servidores e demais soluções para infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).


Neste conteúdo, vamos explicar o que é um supercomputador e apresentar algumas especificações desses equipamentos. Aqui, você descobrirá quais são os diferenciais dessas máquinas e encontrará detalhes sobre os três supercomputadores que contam com a participação da Positivo Servers & Solutions. Além disso, entenderá a relação entre a participação e a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na sua produção.

Gostaria de saber mais sobre os supercomputadores? Acompanhe a leitura e desfrute de informações exclusivas!
O que é um supercomputador?

Os supercomputadores são computadores com alta capacidade de processamento de memória e dados utilizados para finalidades científicas. Eles têm hardware superavançado, um desempenho altíssimo e incomparável em relação aos notebooks caseiros. Os primeiros começaram a surgir nos anos 60, com o empenho de algumas companhias como a Cray Research.

Na atualidade, um supercomputador é uma máquina que conta com poder de processamento milhares de vezes superior ao de um computador convencional. Ele é atualizado com tecnologia de ponta e tem grande capacidade de memória. Em virtude disso, é capaz de resolver algoritmos mais complexos, aplicar Machine Learning ou aprendizado de máquina e Inteligência Artificial.

O processamento dos supercomputadores é mais rápido e, com os algoritmos mais eficientes, reduz os riscos das operações e antecipa as decisões dos profissionais envolvidos. As máquinas elevam o retorno dos investimentos e aumentam a economia dos projetos de exploração e produção de petróleo. Elas foram projetadas com o uso intensivo de IA e de grandes capacidades computacionais.
Quais são os diferenciais dos supercomputadores?

Os supercomputadores podem ser aplicados em áreas de pesquisa, as quais exigem uma enorme quantidade de processamento para o êxito dos pesquisadores. As máquinas são úteis para a realização de pesquisas militares, científicas, químicas e da área da medicina. Esses equipamentos podem executar tarefas extremamente pesadas, razão pela qual são empregados, geralmente, em análises com grandes volumes de dados.

Os supercomputadores lançados com a participação da Positivo Servers & Solutions foram chamados de Fênix, Atlas e Dragão. Os equipamentos são planejados pela Petrobras e estão entre os maiores do mundo em capacidade de processamento e memória.
Quais são os três supercomputadores que se relacionam com a tecnologia da Positivo Servers & Solutions?

Os três supercomputadores que contam com a participação da Positivo Servers & Solutions têm características diferenciadas para atender a programas estratégicos das indústrias. O Dragão é o mais bem-colocado de toda a América Latina no ranking mundial de computador de alto desempenho. Veja a seguir informações interessantes sobre os aspectos de cada supercomputador!
Dragão

Entre os três supercomputadores, o Dragão é o que possui a maior capacidade de processamento. Com 200 Terabytes de memória Random Access Memory (RAM), rede de 100 gigabits por segundo e milhões de processadores matemáticos, o supercomputador consegue processar o equivalente a quatro milhões de smartphones ou cem mil laptops. A Top500.org o classificou como o 46º maior do mundo.

O supercomputador Dragão contribuirá para programas estratégicos da Petrobras. Um deles é o Prod1000, que visa reduzir o tempo necessário para iniciar a produção de campo do pré-sal. O outro programa chama-se Exp100 e tem o objetivo de eliminar o risco exploratório na perfuração de poços. O processo de montagem do Dragão durou cerca de três meses.

Esse período foi seguido por um tempo de instalação de softwares e operação assistida. O Dragão pesa cerca de 20 toneladas e foi instalado em fileiras de oito a nove blocos, os quais totalizam 34 metros de extensão. A sua principal atividade é realizar o processamento sísmico nos campos de petróleo. A máquina é a mais ecológica da América Latina.
Atlas

O outro supercomputador, Atlas, conta com servidores Supermicro — todos industrializados pela Positivo Servers & Solutions. A sua capacidade é superior a 104 mil Gigabytes, sendo que ele está classificado na 94ª posição entre os maiores do mundo em capacidade de processamento de dados.
Fênix

O supercomputador Fênix tem mais de 69 mil Gigabites de memória e foi fabricado pela Atos com 360 servidores Supermicro/Positivo Servers & Solutions. É o 129º maior supercomputador do mundo, sendo que começou a operar para ampliar a capacidade de processamento geofísico da Petrobras. Ele aplica algoritmos que geram imagens do subsolo das bacias sedimentares de óleo e gás.

Fênix tem 55.296 Gigabytes de memória RAM e mais de 48 mil núcleos de processamento. A máquina utiliza processadores Intel Xeon Gold 5122 4C de 3,6 GHz, com capacidade aferida de 1.836 teraflops. Tanto o Atlas quanto o Fênix estão em operação no Centro de Processamento e Tratamento de Informação (CPTI) da Petrobras, no Rio de Janeiro (RJ).
Como se deu a participação da Positivo no projeto dessas supermáquinas?

Os servidores Supermicro utilizados nos supercomputadores Dragão, Atlas e Fênix foram industrializados no Brasil, mais especificamente pela Positivo Servers & Solutions, na fábrica da Positivo Tecnologia em Manaus. Para ter ideia da dimensão de um dos supercomputadores foram necessários 13 caminhões para transportar os servidores até o local de montagem dos supercomputadores, no caso do Dragão.

A Positivo Servers & Solutions é a única empresa brasileira com cessão de tecnologia para produção de servidores Supermicro e que produz dispositivos tecnológicos para o governo, empresas e consumidores finais. Os supercomputadores fabricados em nosso país reduzem significativamente o tempo de processamento de dados geofísicos em áreas geológicas e incluem a aplicação de algoritmos complexos, de última geração.

O CEO da Positivo Servers & Solutions, Silvio Campos, afirmou que a empresa está orgulhosa por ver as suas soluções tecnológicas empregadas nos maiores computadores do mundo. O orgulho é ainda maior porque os líderes estão empregando tecnologia brasileira em cada supercomputador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos
Agradeço pelos comentários.